
10 Livros Pedagógicos
- 37 Horas de duração
- 82 Aulas
- 8 Módulos
- 6 meses de suporte
Curso exclusivo focado para quem deseja se preparar para os principais Concursos e Processos Sel. para PEB I, PEB II, PEB III, Coordenadores, Supervisores e Diretores de Ensino.
Com resumo aprofundado de 10 livros para concursos com muito conteúdo.
O curso possui professores altamente preparados e qualificados.
Serão abordados os principais temas relacionados aos Conhecimentos Pedagógicos (principais autores).
Conteúdo do Curso
1- DE LA TAILLE, Yves, Oliveira, Marta Kohl & Dantas, Heloisa. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
2- HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Ed. Mediação.
3- LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo:Editora Cortez, 2006.
4- RIOS, Terezinha Azevedo. Ética e competência. 20. ed., São Paulo: Cortez, 2011.
5- VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: projeto de ensino- aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2004.
6- OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo, Scipione,1993.
7- VEIGA, Ilma Passos. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.
8- MANTOAN, Maria Teresa (org) Pensando e fazendo educação de qualidade. Moderna
9- TFOUNI, Letramento e alfabetização.Cortez
10- LIBÂNEO, Organização e gestão da escola. Teoria e prática. Alternativa
Curso em Gravação
Você poderá participar desse curso até 6 meses após a matrícula.
Candidatos para Concursos e Processos Sel. para PEB I, PEB II, PEB III, Coordenadores, Supervisores e Diretores de Ensino.
Formada em Letras e Pedagogia
Efetiva da Rede Estadual Paulista
Membro da Equipe Técnica da Rede Municipal de Ensino por 10 anos (2004 -2014).
30 anos de experiência em cursos preparatórios para concursos de professores.
Escola Professor Pimentel – desde 2014.
Conteúdo Programático
- 1. Introdução
- 2. Capítulo 1 - A filosofia e a compreensão da realidade ética – política – filosofia no contexto profissional - Parte I
- 3. Capítulo 1 - A filosofia e a compreensão da realidade ética – política – filosofia no contexto profissional - Parte II
- 4. Capítulo 1 - A filosofia e a compreensão da realidade ética – política – filosofia no contexto profissional - Parte III
- 5. Capítulo 2 - Educação e sociedade perspectiva política da prática educativa - Parte I
- 6. Capítulo 2 - Educação e sociedade perspectiva política da prática educativa - Parte II
- 7. Capítulo 3 - As Dimensões da competência do educador - Parte I
- 8. Capítulo 3 - As Dimensões da competência do educador - Parte II
- 9. Capítulo 4 - Ética e competência no contexto das organizações - Parte I
- 10. Capítulo 4 - Ética e competência no contexto das organizações - Parte II
- 11. Capítulo 5 - Competência e utopia: Prática profissional e projeto
- 1. Capítulo 1 - Avaliação da Aprendizagem Escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame - Parte I
- 2. Capítulo 1 - Avaliação da Aprendizagem Escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame - Parte II
- 3. Capítulo 2 - Avaliação Escolar: Para Além do Autoritarismo
- 4. Capítulo 3 - Prática Escolar: Do Erro Como Fonte de Castigo ao Erro como Fonte de Virtude e Capítulo 4 - Avaliação do Aluno: A Favor ou contra a Democratização do Ensino ?
- 5. Capítulo 5 - Verificação ou Avaliação: O que Pratica a Escola? e Capítulo 6 - Planejamento e Avaliação na Escola: Articulação e necessária determinação ideológica.
- 6. Capítulo 7 - Por uma Prática Docente Crítica e Construtiva, Capítulo 8 - Planejamento, Execução e Avaliação no Ensino: A busca de um Desejo. e Capítulo 9 - Avaliação da Aprendizagem Escolar: Um ato Amoroso.
- 1. Capítulo 1 - Escrita, alfabetização e letramento - Parte I
- 2. Capítulo 1 - Escrita, alfabetização e letramento - Parte II
- 3. Capítulo 1 - Escrita, alfabetização e letramento - Parte III
- 4. Capítulo 2 - Perspectivas históricas e a históricas do letramento - Parte I
- 5. Capítulo 2 - Perspectivas históricas e a históricas do letramento - Parte II
- 6. Capítulo 2 - Perspectivas históricas e a históricas do letramento - Parte III
- 7. Capítulo 3 - Autoria e letramento: análise das narrativas orais de ficção de uma mulher analfabeta
- 8. Capítulo 4 - letramento e atividade discursiva
- 9. Capítulo 5 - Sujeito da escrita e sujeito do letramento: coincidência?
- 1. Parte I - Fatores Biológicos e Sociais - O lugar da interação social na concepção de Piaget - Parte I
- 2. Parte I - Fatores Biológicos e Sociais - O lugar da interação social na concepção de Piaget - Parte II
- 3. Parte I - Fatores Biológicos e Sociais - Vygotsky e o processo de formação de conceitos - Parte I
- 4. Parte I - Fatores Biológicos e Sociais - Vygotsky e o processo de formação de conceitos - Parte II
- 5. Parte I - Fatores Biológicos e Sociais - Do ato motor ao ato mental: a gênese da inteligência segundo Wallon - Parte I
- 6. Parte I - Fatores Biológicos e Sociais - Do ato motor ao ato mental: a gênese da inteligência segundo Wallon - Parte II
- 7. Parte II - Afetividade e cognição - Desenvolvimento do juízo moral e afetividade na teoria de Jean Piaget - Parte I
- 8. Parte II - Afetividade e cognição - Desenvolvimento do juízo moral e afetividade na teoria de Jean Piaget - Parte II
- 9. Parte II - Afetividade e cognição - Desenvolvimento do juízo moral e afetividade na teoria de Jean Piaget - Parte III
- 10. Parte II - Afetividade e cognição - O problema da afetividade em Vygotsky - Parte I
- 11. Parte II - Afetividade e cognição - O problema da afetividade em Vygotsky - Parte II
- 12. Parte II - Afetividade e cognição - A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon
- 1. MANTOAN, Maria Teresa (org) Pensando e fazendo educação de qualidade - Parte I
- 2. MANTOAN, Maria Teresa (org) Pensando e fazendo educação de qualidade - Parte II
- 3. MANTOAN, Maria Teresa (org) Pensando e fazendo educação de qualidade - Parte III
- 4. MANTOAN, Maria Teresa (org) Pensando e fazendo educação de qualidade - Parte IV
- 5. MANTOAN, Maria Teresa (org) Pensando e fazendo educação de qualidade - Parte V
- 6. MANTOAN, Maria Teresa (org) Pensando e fazendo educação de qualidade - Parte VI
- 1. Apresentação - Parte I
- 2. Apresentação - Parte II
- 3. Capítulo I - A escola como organização de trabalho e lugar de aprendizagem do professor - Parte I
- 4. Capítulo I - A escola como organização de trabalho e lugar de aprendizagem do professor - Parte II
- 5. Capítulo II - Uma escola para novos tempos - Parte I
- 6. Capítulo II - Uma escola para novos tempos - Parte II
- 7. Capítulo III - Buscando a qualidade social do ensino
- 8. Capítulo IV - A identidade profissional dos professores e o desenvolvimento de competências - Parte I
- 9. Capítulo IV - A identidade profissional dos professores e o desenvolvimento de competências - Parte II
- 10. Capítulo IV - A identidade profissional dos professores e o desenvolvimento de competências - Parte III
- 11. Capítulo V - Os conceitos de organização, gestão, participação e cultura organizacional - Parte I
- 12. Capítulo V - Os conceitos de organização, gestão, participação e cultura organizacional - Parte II
- 13. Capítulo V - Os conceitos de organização, gestão, participação e cultura organizacional - Parte III
- 14. Capítulo VI - O sistema de organização e gestão da escola - Parte I
- 15. Capítulo VI - O sistema de organização e gestão da escola - Parte II
- 16. Capítulo VII - Princípios e características da gestão escolar participativa - Parte I
- 17. Capítulo VII - Princípios e características da gestão escolar participativa - Parte II
- 18. Capítulo VIII - O planejamento escolar e o projeto pedagógico-curricular - Parte I
- 19. Capítulo VIII - O planejamento escolar e o projeto pedagógico-curricular - Parte II
- 20. Capítulo VIII - O planejamento escolar e o projeto pedagógico-curricular - Parte III
- 21. Capítulo VIII - O planejamento escolar e o projeto pedagógico-curricular - Parte IV
- 22. Capítulo VIII - O planejamento escolar e o projeto pedagógico-curricular - Parte V
- 23. Capítulo VIII - O planejamento escolar e o projeto pedagógico-curricular - Parte VI
- 24. Capítulo IX - Organização geral do trabalho escolar
- 25. Capítulo X - As atividades de direção e coordenação
- 26. Capítulo XI - Formação continuada
- 27. Capítulo XII - Avaliação de sistemas escolares e de escolas - Parte I
- 28. Capítulo XII - Avaliação de sistemas escolares e de escolas - Parte II
- 29. Capítulo XII - Avaliação de sistemas escolares e de escolas - Parte III
- 30. Capítulo XII - Avaliação de sistemas escolares e de escolas - Parte IV
- 31. Capítulo XIII - As áreas de atuação do sistema de organização e gestão escolar - Parte I
- 32. Capítulo XIII - As áreas de atuação do sistema de organização e gestão escolar - Parte II
- 33. Capítulo XIII - As áreas de atuação do sistema de organização e gestão escolar - Parte III
- 34. Capítulo XIII - As áreas de atuação do sistema de organização e gestão escolar - Parte IV
- 1. VEIGA, Ilma Passos. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva - Parte I
- 2. VEIGA, Ilma Passos. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva - Parte II
- 3. VEIGA, Ilma Passos. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva - Parte III
- 4. VEIGA, Ilma Passos. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva - Parte IV