Pref. Guarulhos | PEB - Ensino Infantil, Fundamental e anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (On-line)

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  • 62 Alunos matriculados
  • 80 Horas de duração
  • 192 Aulas
  • 5 Módulos
  • 3 meses de suporte
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Estude com quem aprova
Prof. Pimentel

Matérias:
Português (Patrícia Miotto)
Matemática (Helio Pimentel)
Bibliografia (Rosane Gontijo / Nathalia Suppino)
Legislação (Eduardo Rocha / Marina Caprio)


SOBRE O CONCURSO
►Abrangência:
Guarulhos/SP
►Cargo: Professor
►Escolaridade: Superior
►Inscrições: 16/12/2019 até 30/01/2020
►Vagas: 10
►Taxa de inscrição: R$ 68,19
►Salário: R$ 2.526,36
►Data da prova: 29/03/2020
►Órgão: Prefeitura de Guarulhos
►Banca: VUNESP

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PROFESSOR (A) DE EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Promover aprendizagens significativas, que favoreçam a inclusão dos educandos no mundo da cultura, da ciência, da arte e do trabalho;
  • Desenvolver o trabalho considerando a pluralidade sociocultural, respeitando a diversidade dos educandos, tendo em vista o desenvolvimento de valores, atitudes, do sentido de justiça, de solidariedade e ética, essenciais ao convívio social;
  • Participar das reuniões pedagógico-administrativas e de atividades relacionadas ao Projeto Pedagógico da Escola;
  • Planejar, elaborar, desenvolver, avaliar e responsabilizar-se pelas atividades pedagógicas em conjunto com o coletivo da escola, embasando-se nas diretrizes da Secretaria Municipal de Educação;
  • Discutir coletivamente a organização e utilização dos espaços, dos equipamentos, dos materiais pedagógicos e recursos disponíveis na escola e comunidade;
  • Propor e desenvolver estratégias pedagógicas diferenciadas e/ou encaminhamentos, quando necessário para os educandos que necessitem de maior atenção em relação aos aspectos específicos do desenvolvimento e da aprendizagem;
  • Manter diálogo frequente com os pais dos educandos ou seus responsáveis, informando-os sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem, e obtendo deles dados que possam facilitar o processo educativo;
  • Elaborar, desenvolver, acompanhar e avaliar coletivamente os projetos desenvolvidos pela/na escola e seus resultados no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos;
  • Participar dos diversos espaços formativos que contribuam para sua prática pedagógica;
  • Participar da elaboração do Calendário Escolar, respeitando a carga horária anual, conforme legislação vigente;
  • Articular a integração escola-família-comunidade, de modo a favorecer ações conjuntas;
  • Manter atualizados os Diários de Classe e demais registros que revelem o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos;
  • Prestar atendimento aos educandos quando enfermos ou acidentados e, se necessário, acompanhá-los à residência ou para eventual assistência médica, mediante autorização de seu superior;
  • Comunicar aos gestores da escola casos de doenças infecto contagiosas entre os educandos e/ou comunidade escolar;
  • Acompanhar, coordenar e orientar os momentos de merenda escolar, bem como auxiliar os educandos com dificuldades motoras na alimentação e higiene, com vistas ao desenvolvimento de sua autonomia;
  • Estar atento e responsabilizar-se pelos educandos durante o período de atividades escolares;
  • Realizar avaliação pedagógica dos alunos com deficiência, visando sua inserção na classe (regular ou especial) mais adequada ao seu desenvolvimento global;
  • Favorecer a inclusão social dos educandos com necessidades educativas especiais, orientar e acompanhar os educandos na entrada e saída do período, na organização e cuidados com seus pertences pessoais;
  • Participar de comissões, grupos de trabalho ou de estudos, quando designado por seu superior hierárquico;
  • Obedecer às normas de segurança Executar outras atividades afins à sua Unidade Funcional, a partir das necessidades e demandas da área e de conformidade com as orientações dadas pela sua chefia imediata;
  • Operar equipamentos e sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades;
  • Manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho sob sua responsabilidade.
Prof. Hélio Pimentel
"Especialista em Matemática, Raciocínio lógico e conhecimentos bancários. Concursado e aposentado pelo Banco do Brasil. Empresário"

       

Empresário no ramo de ensino, trabalha com preparação para concursos públicos desde 1969 na cidade de Catanduva - SP. No ano de 1980 chegou a Ribeirão Preto e fundou a Central de Cursos Professor Pimentel.
Concursado e aposentado pelo Banco do Brasil.
Sua paixão pelo ensino é grandiosa, sendo formado em Matemática, porém docente de diversas matérias de exatas e conhecimentos bancários.


Profa. Patrícia Miotto
"Especialista em Língua Portuguesa (Gramática/Interpretação de Textos) e Redação. Ministra aulas para concursos públicos há 16 anos na Escola Prof Pimentel."


Profa. Rosane Gontijo dos Santos Gonçalves
"Formada em Letras e Pedagogia. Efetiva da Rede Estadual Paulista. Membro da Equipe Técnica da Rede Municipal de Ensino por 10 anos (2004 -2014). "


Formada em Letras e Pedagogia
Efetiva da Rede Estadual Paulista
Membro da Equipe Técnica da Rede Municipal de Ensino por 10 anos (2004 -2014).
30 anos de experiência em cursos preparatórios para concursos de professores.
Escola Professor Pimentel – desde 2014.


Prof. Pimentel
"Estude com quem aprova"

           

Profa. Nathália Suppino Ribeiro de Almeida
"Possui graduação em Direito pelo Instituto de Ensino Superior COC, graduação em Pedagogia pela Univ. Fed de São Carlos - UFSCar e Mestrado em Educação UFSCar."


Possui graduação em Direito pelo Instituto de Ensino Superior COC, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Mestrado em Educação também pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atualmente, compõe os quadros dos professores efetivos de educação básica da rede municipal de Ribeirão Preto-SP e é professora do curso preparatório para carreiras pedagógicas na Central de Cursos Professor Pimentel na cidade de Ribeirão preto-SP. Professora universitária do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Bebedouro - UNIFAFIBE. É discente do programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal de São Carlos e membro do Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas e Financiamento da Educação Básica (CAPES), coordenado pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva UFSCar/Ded.


Prof. José Eduardo Fernandes Rocha
"Advogado. Especialista em Direito Público (D. Constitucional, Penal e Administrativo), ministrando aulas para concursos públicos há 10 anos no Prof. Pimentel"


Especialista em Direito Público (D. Constitucional, Penal e Administrativo), ministrando aulas para concursos públicos há  10 anos na Central de Cursos Prof. Pimentel


Profa. Marina C.
"Graduada em Pedagogia pela UNESP, Mestre em Filosofia pela UNESP e Doutora na área de Psicologia no departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP - USP"


Graduada em Pedagogia (Habilitação em Administração Escolar) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000 - UNESP/Campus de Araraquara) e Mestre em Filosofia (na área de concentração em Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002 - UNESP/Campus de Marília) e Doutora na área de Psicologia no departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP - USP (2007 - Campus de Ribeirão Preto). Atuou como coordenadora pedagógica junto a pró-reitoria de educação a distância do Centro Universitário UNISEB (2009-2014). Foi coordenadora dos cursos de pedagogia presencial e a distância. Atualmente é docente, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no campus de Sertãozinho, atuando na formação de professores em cursos de Licenciatura e Formação Docente para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, filosofia da educação,prática pedagógica, formação docente, gestão do ensino superior, políticas públicas.


Conteúdo Programático

  • 1. Sobre a Gramatica
  • 2. Sinônimos, Antônimos, Polissemia, Homônimos e Parônimos
  • 3. Fonemas, Encontros Vocálicos, Encontros Consonantais, Dígrafos e Sílaba
  • 4. Acentuação Gráfica
  • 5. Ortografia
  • 6. Nova Ortografia
  • 7. Estrutura e Formação de Palavras
  • 8. Artigo, Advérbio, Conjunção, Interjeição, Numeral, Preposição
  • 9. Substantivo
  • 10. Adjetivo
  • 11. Pronome
  • 12. Verbo
  • 13. Termos Essenciais da Oração: Sujeito e Predicado
  • 14. Termos Integrantes da Oração: Complementos verbais e Complemento nominal e Agente da Passiva
  • 15. Termos Acessórios da Oração: Adjunto adverbial, Adjunto nominal, Aposto e Vocativo
  • 16. Período Composto - Coordenação
  • 17. Período Composto - Subordinação
  • 18. Orações Reduzidas
  • 19. Concordância Verbal
  • 20. Concordância Nominal
  • 21. Regência Verbal
  • 22. Regência Nominal
  • 23. Colocação Pronominal
  • 24. Sinal Indicativo de Crase
  • 25. Sinais de Pontuação
  • 1. Conceitos Importantes
  • 2. Compreender ou Interpretar
  • 3. Linguagem, língua, fala e Níveis da Linguagem
  • 4. Atos de Comunicação e Funções da Linguagem
  • 5. Coesão e Coerência
  • 6. Tipologia e Gênero Textuais
  • 7. Tipos de Discurso
  • 8. Estrutura Textual
  • 9. Figuras de Linguagem
  • 1. Números Decimais - Conceitos Básicos
  • 2. Números Decimais - Operações Fundamentais - Soma
  • 3. Números Decimais - Operações Fundamentais - Subtração
  • 4. Números Decimais - Operações Fundamentais - Multiplicação
  • 5. Números Decimais - Divisão
  • 6. Números Decimais - Divisão Passo a Passo
  • 7. Números não Decimais - Problemas Envolvendo Tempo - Parte I
  • 8. Números não Decimais - Problemas Envolvendo Tempo - Parte II
  • 9. Números não Decimais - Operações Básicas - Parte I
  • 10. Números não Decimais - Operações Básicas - Parte II
  • 11. Números não Decimais - Exercícios de Fixação - Parte I
  • 12. Números não Decimais - Exercícios de Fixação - Parte II
  • 13. Números não Decimais - Exercícios de Fixação - Parte III
  • 14. Médias - Média Aritmética
  • 15. Médias - Média Ponderada
  • 16. Médias - Média Geométrica
  • 17. Médias - Média Harmônica
  • 18. Múltiplos e Divisores - Introdução - Parte I
  • 19. Múltiplos e Divisores - Introdução - Parte II
  • 20. Múltiplos e Divisores - Introdução - Parte III
  • 21. Múltiplos e Divisores - Máximo Divisor Comun - Parte I
  • 22. Múltiplos e Divisores - Máximo Divisor Comum - Parte II
  • 23. Múltiplos e Divisores - Problema dos Pontos Internos
  • 24. Múltiplos e Divisores - Múltiplos e MMC - Parte I
  • 25. Múltiplos e Divisores - Múltiplos e MMC - Parte II
  • 26. Frações - Números Racionais
  • 27. Frações - Dizimas Periódicas
  • 28. Frações - Operações com Frações
  • 29. Frações - Dicas para Resolução
  • 30. Regra de Três - Introdução
  • 31. Regra de Três - Composta
  • 32. Regra de Três - Torneiras - Parte I
  • 33. Regra de Três - Torneiras - Parte II
  • 34. Razão - Introdução
  • 35. Proporção - Diretamente Proporcional - Parte I
  • 36. Proporção - Diretamente Proporcional - Parte II
  • 37. Proporção - Diretamente Proporcional - Parte III
  • 38. Proporção - Inversamente Proporcional
  • 39. Proporção - Divisão por Duas Séries
  • 40. Proporção - Regra de Sociedade
  • 41. Proporção - Unificando Séries Distintas
  • 42. Geometria - Introdução - Parte I
  • 43. Geometria - Introdução - Parte II
  • 44. Geometria - Conceitos Geométricas
  • 45. Geometria - Os triângulos - Parte I
  • 46. Geometria - Os triângulos - Parte II
  • 47. Geometria - Principais Figuras - Parte I
  • 48. Geometria - Principais Figuras - Parte II
  • 49. Porcentagem - Introdução - Parte I
  • 50. Porcentagem - Introdução - Parte II
  • 51. Porcentagem - Operações de Compra e Venda - Parte I
  • 52. Porcentagem - Operações de Compra e Venda - Parte II
  • 53. Porcentagem - Operações de Compra e Venda - Parte III
  • 54. Porcentagem - Aumento e Descontos Sucessivos - Parte I
  • 55. Porcentagem - Aumento e Descontos Sucessivos - Parte II
  • 56. Juros Simples - Introdução - Parte I
  • 57. Juros Simples - Introdução - Parte II
  • 58. Juros Simples - Introdução - Parte III
  • 59. Juros Simples - Montante - Parte I
  • 60. Juros Simples - Montante - Parte II
  • 61. Juros Simples - Taxa e Tempo Médio
  • 62. Álgebra - Equações - Parte I
  • 63. Álgebra - Equações - Parte II
  • 64. Álgebra - Equações - Parte III
  • 65. Álgebra - Sistemas de Equações - Parte I
  • 66. Álgebra - Sistemas de Equações - Parte II
  • 67. Álgebra - Sistemas de Equações - Parte III
  • 1. AGUIAR, Márcia Ângela da Silva [et. al.]. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social.
  • 2. ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola.
  • 3. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil desenvolvimento, currículo e organização escolar.
  • 4. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil
  • 5. BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil.
  • 6. CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família - Parte I
  • 7. CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família - Parte II
  • 8. COLL, César. O construtivismo na sala de aula (Capítulo 4)
  • 9. COLL, César. O construtivismo na sala de aula (Capítulo 5)
  • 10. CONTRERAS, José. A autonomia de professores - Introdução
  • 11. CONTRERAS, José. A autonomia de professores (Capítulo 3)
  • 12. CONTRERAS, José. A autonomia de professores (Capítulo 7)
  • 13. DE LA TAILLE, Yves, Oliveira, Marta Kohl & Dantas, Heloisa. Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão | Parte I
  • 14. DE LA TAILLE, Yves, Oliveira, Marta Kohl & Dantas, Heloisa. Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão | Parte II
  • 15. DELIZOICOV. Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de Ciências (Capítulo II)
  • 16. DELIZOICOV. Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de Ciências (Capítulo III)
  • 17. DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local.
  • 18. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização | Parte I
  • 19. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização | Parte II
  • 20. FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula.
  • 21. FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem.
  • 22. FONSECA, Vítor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores.
  • 23. GARCIA, Lenise Aparecida Martins. “Transversalidade e Interdisciplinaridade”.
  • 24. HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento
  • 25. JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola - Parte I
  • 26. JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola - Parte II
  • 27. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação.
  • 28. LERNER, Delia. A matemática na escola – aqui e agora - Parte I
  • 29. LERNER, Delia. A matemática na escola – aqui e agora - Parte II
  • 30. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário (Capítulo 1)
  • 31. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário (Capítulo 2)
  • 32. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário (Capítulo 3)
  • 33. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário (Capítulo 4)
  • 34. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário (Capítulo 5)
  • 35. LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização.
  • 36. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças (Capítulo 5)
  • 37. MORAN, José. “A aprendizagem de ser educador”.
  • 38. MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora.
  • 39. PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia de História e Geografia - Parte I
  • 40. PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia de História e Geografia - Parte II
  • 41. OLIVEIRA, Zilma Ramos de e outros. O trabalho do professor na educação infantil.
  • 42. PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem.
  • 43. PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau.
  • 44. QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação.
  • 45. RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico.
  • 46. RIOS, Teresinha Azeredo. Ética e competência.
  • 47. ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva - Parte I
  • 48. ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva - Parte II
  • 49. ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva - Parte III
  • 50. VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula - Parte I
  • 51. VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula - Parte II
  • 52. VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula - Parte III
  • 53. VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista.
  • 54. WEIZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem.
  • 1. BRASIL. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos.
  • 2. Constituição Federal - Arts. 204 a 214
  • 3. Constituição Federal - Art. 60
  • 4. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade.
  • 5. Lei n° 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Arts. 1° a 6°
  • 6. Lei n° 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Arts. 7° a 14
  • 7. Lei n° 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Arts. 15 a 18-B
  • 8. Lei n° 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Arts. 19 a 24
  • 9. Lei n° 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Arts. 53 a 59
  • 10. Lei n° 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Arts. 60 a 69
  • 11. Lei n° 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Arts. 70 a 73
  • 12. Lei n° 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Arts. 83 a 85
  • 13. Lei n° 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Arts. 131 a 140
  • 14. Lei n° 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Arts. 146 e 147
  • 15. Lei n° 9.394/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Arts. 1º ao 20
  • 16. Lei n° 9.394/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Arts. 21 ao 35
  • 17. Lei n° 9.394/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Arts. 36 ao 57
  • 18. Lei n° 9.394/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Arts. 58 ao 77
  • 19. Lei n° 9.394/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Arts. 78 ao 92
  • 20. Resolução CNECEB Nº 3, de 15 de Junho de 2010
  • 21. Resolução CNE/CEB 04/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica - Art. 1ª ao 13
  • 22. Resolução CNE/CEB 04/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica - Art. 14 ao 34
  • 23. Resolução CNE/CEB 04/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica - Art. 35 ao 60
  • 24. Resolução CNE/CEB 07/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos - Art. 1ª ao 15
  • 25. Resolução CNE/CEB 07/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos - Art. 16 ao 34
  • 26. Resolução CNE/CEB 07/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos - Art. 35 ao 49
  • 27. Resolução CNE/CEB 4/2009 - Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
  • 28. Base Nacional Comum Curricular | Parte I
  • 29. Base Nacional Comum Curricular | Parte II
  • 30. Base Nacional Comum Curricular | Parte III
  • 31. Referencial curricular nacional para a educação infantil - Volume 1 - Parte I
  • 32. Referencial curricular nacional para a educação infantil - Volume 1 - Parte II
  • 33. Referencial curricular nacional para a educação infantil - Volume 1 - Parte III
  • 34. Referencial curricular nacional para a educação infantil - Volume 2 - Parte I
  • 35. Referencial curricular nacional para a educação infantil - Volume 2 - Parte II
  • 36. Referencial curricular nacional para a educação infantil - Volume 2 - Parte III
  • 37. Referencial curricular nacional para a educação infantil - Volume 3
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