Prefeitura Rib. Preto | PEB I (Noite/Presencial)

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  • 30 Alunos matriculados
  • 150 Horas de duração
  • 2 Aulas
  • 8 Módulos
  • 6 meses de suporte
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Prof. Pimentel

Curso PRESENCIAL

para PEB I - Rib. Preto


SOBRE O CONCURSO

Concurso autorizado pelo Secretário da Educação de Ribeirão Preto

Abrangência: Ribeirão Preto   Cargo: PEB I   Escolaridade: Ensino Médio   Inscrições: Em Breve
Órgão: Prefeitura de Ribeirão Preto

Ultimo Edital: RP - Edital do concurso PEB I - 2016.pdf


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👨‍🏫 Turma - Janeiro/2022 - Noite
 Data de Início: 25 de Janeiro de 2022
 Período: Noturno
 Frequência: Segunda, Terça, Quinta e Sexta
 Horário: 19h às 22h



Conteúdo

DisciplinasProfessorAulas
PortuguêsHeliane Miscali10
Interpretação de TextosPatrícia Miotto4
RedaçãoPatrícia Miotto4
MatemáticaFelipe Fiani10
Estatuto do ServidorAlex Paixão2
LegislaçãoMarina Caprio5
BibliografiasRosane Gontijo e Natália Suppino 15
Total de Aulas50

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Conteúdo Bibliográfico e Legislação (Esse Conteúdo será atualizado após publicação do Edital)

Bibliografia

1. BARBOSA, Maria Carmem. As especificidades da ação pedagógica com os bebês.
2. BERNI, Regiane Ibanhez Gimenes. Mediação: o conceito vygotskyano e suas implicações na prática pedagógica.
3. BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura.
4. DANIELS, H. Vygotsky e a Pedagogia
5. DE LA TAILLE, Yves, Oliveira, Marta Kohl & Dantas, Heloisa. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão.
6. FERNANDES, Domingues. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas.
7. FREIRE, Madalena et alii. Avaliação e Planejamento: a prática educativa em questão.
8. GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática.
9. GOBBI, Márcia. Múltiplas linguagens de meninos, meninas no cotidiano da Educação Infantil.
10. GOMES, Anangélica Moraes. A criança em desenvolvimento – Cérebro, cognição e comportamento.
11. HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade.
12. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho.
13. HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura.
14. JOBIM e SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin.
15. KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). O brincar e suas teorias.
16. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil.
17. KRAMER, Sonia (org). Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil.
18. KRAMER, Sonia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola
19. LIMA, Elvira de Souza. Indagações sobre currículo: currículo e desenvolvimento humano.
20. LIMA, Mayumi Souza. A cidade e a criança.
21. LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar.
22. LURIA, A. P. Linguagem e desenvolvimento intelectual na criança, por A. R. Luria e F. I. Yudovich.
23. MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias; Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte.
24. MICARELLO, Hilda. Avaliação e transições na educação infantil.
25. MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura.
26. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do Futuro.
27. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico.
28. OLIVEIRA, Vera Barros de. O brincar e a criança do nascimento aos seis anos.
29. OLIVEIRA, Zilma de M.; MELLO, Ana Maria; VITÓRIA, Telma e FERREIRA, Maria C. R. Creches-Crianças,Faz de Conta e Cia
30. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar.
31. RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade
32. RIOS, Terezinha Azevedo. Ética e competência.
33. ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde e MELLO, Ana Maria (orgs.). Os Fazeres da Educação Infantil.
34. ROSSETTI-FERREIRA, M. C., AMORIM, K. S. & VITÓRIA, T. Emergência de novos significados durante o processo de adaptação de bebês à creche.
35. SILVA, Marco. Sala de aula interativa.
36. VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico.
37. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem.
38. WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola.

Legislação

1. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; Arts. 205 a 214 e 60.
2. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente; Arts. 1º a 24 e 53 a 69.
3. Lei nº 8069 de 13 de Julho de 1990.
4. BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996 e suas alterações.
5. BRASIL, MEC, CNE/CEB. Resolução nº 5/2009.
6. BRASIL, MEC, CNE/CEB. Parecer nº 20/2009.
7. Resolução CNE/CP 01/04 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico - Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
8. Resolução CNE/CEB nº 04/10 - Define Diretrizes Gerais para Educação Básica

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Concurso para professores da educação Básica

Profa. Patrícia Miotto
"Servidora Pública há 17 anos. Especialista em Língua Portuguesa e Redação. Ministra aulas para concursos públicos há 18 anos na Escola Prof Pimentel."


Profa. Rosane Gontijo dos Santos Gonçalves
"Formada em Letras e Pedagogia. Efetiva da Rede Estadual Paulista. Membro da Equipe Técnica da Rede Municipal de Ensino por 10 anos (2004 -2014). "


Formada em Letras e Pedagogia
Efetiva da Rede Estadual Paulista
Membro da Equipe Técnica da Rede Municipal de Ensino por 10 anos (2004 -2014).
30 anos de experiência em cursos preparatórios para concursos de professores.
Escola Professor Pimentel – desde 2014.


ALEX JOSE DA PAIXAO ZAVITOSKI
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Profa. Heliane Miscali
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Prof. Pimentel
"Estude com quem aprova"

           

Prof. Felipe Fiani
"Professor de Matemática e Raciocínio Lógico"

               

Profa. Marina C.
"Graduada em Pedagogia pela UNESP, Mestre em Filosofia pela UNESP e Doutora na área de Psicologia no departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP - USP"


Graduada em Pedagogia (Habilitação em Administração Escolar) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000 - UNESP/Campus de Araraquara) e Mestre em Filosofia (na área de concentração em Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002 - UNESP/Campus de Marília) e Doutora na área de Psicologia no departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP - USP (2007 - Campus de Ribeirão Preto). Atuou como coordenadora pedagógica junto a pró-reitoria de educação a distância do Centro Universitário UNISEB (2009-2014). Foi coordenadora dos cursos de pedagogia presencial e a distância. Atualmente é docente, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no campus de Sertãozinho, atuando na formação de professores em cursos de Licenciatura e Formação Docente para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, filosofia da educação,prática pedagógica, formação docente, gestão do ensino superior, políticas públicas.


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