Aula 0 - Aula Inaugural

Conteúdo

1Português

  • Apostila Completa

    156 págs.

  • Sobre a Gramatica

    20:02

  • Sinônimos, Antônimos, Polissemia, Homônimos e Parônimos

    40:47

    ASSISTIR

  • Fonemas, Encontros Vocálicos, Encontros Consonantais, Dígrafos e Sílaba

    43:53

  • Acentuação Gráfica

    30:52

  • Ortografia

    34:37

  • Nova Ortografia

    01:13:15

  • Estrutura e Formação de Palavras

    25:32

  • Artigo, Advérbio, Conjunção, Interjeição, Numeral, Preposição

    01:33:03

  • Substantivo

    44:52

  • Adjetivo

    39:10

  • Pronome

    01:35:50

  • Verbo

    01:44:29

  • Termos Essenciais da Oração: Sujeito e Predicado

    01:06:15

  • Termos Integrantes da Oração: Complementos verbais e Complemento nominal e Agente da Passiva

    26:07

  • Termos Acessórios da Oração: Adjunto adverbial, Adjunto nominal, Aposto e Vocativo

    34:22

  • Período Composto - Coordenação

    30:23

  • Período Composto - Subordinação

    57:30

  • Orações Reduzidas

    17:31

  • Concordância Verbal

    01:06:46

  • Concordância Nominal

    30:11

  • Regência Verbal

    51:18

  • Regência Nominal

    16:54

  • Colocação Pronominal

    36:20

  • Sinal Indicativo de Crase

    01:07:30

  • Sinais de Pontuação

    55:14

2Interpretação de Textos

  • Apostila Completa

    40 págs.

  • Conceitos Importantes

    35:36

    ASSISTIR

  • Compreender ou Interpretar

    42:50

  • Linguagem, língua, fala e Níveis da Linguagem

    37:01

  • Atos de Comunicação e Funções da Linguagem

    36:04

  • Coesão e Coerência

    46:10

  • Tipologia e Gênero Textuais

    26:18

  • Tipos de Discurso

    26:37

  • Estrutura Textual

    29:35

  • Figuras de Linguagem

    48:04

  • Interpretação de Textos - Questões - Parte 1

    36:37

  • Interpretação de Textos - Questões - Parte 2

    40:54

  • Interpretação de Textos - Questões - Parte 3

    33:55

  • Interpretação de Textos - Questões - Parte 4

    24:31

3Conh. Pedagógicos

  • AGUIAR, Márcia Ângela da Silva [et. al.]. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social.

    46:56

    ASSISTIR

  • ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola.

    31:51

  • AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos - relações de gênero na escola

    24:49

  • CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família - Parte I

    16:24

  • CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família - Parte II

    19:04

  • COLL, César. O construtivismo na sala de aula - Parte I

    58:29

  • COLL, César. O construtivismo na sala de aula - Parte II

    32:09

  • CONTRERAS, José. A autonomia de professores - Parte I

    20:01

  • CONTRERAS, José. A autonomia de professores - Parte II

    36:59

  • CONTRERAS, José. A autonomia de professores - Parte III

    49:35

  • FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula

    27:42

  • GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Transversalidade e Interdisciplinaridade.

    15:37

  • HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento

    35:12

  • LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar políticas, estrutura e organização.

    53:18

  • MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças.

    42:02

  • MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora.

    33:44

  • PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem.

    19:16

  • QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação.

    50:45

  • RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico.

    33:48

  • ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. - Parte I

    41:35

  • ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. - Parte II

    04:08

  • ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. - Parte III

    17:08

  • VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista.

    48:34

  • WEIZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem.

    34:17

  • DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local.

    01:01:38

  • GALVÃO, Izabel. Expressividade e emoções segundo a perspectiva de Wallon

    01:24:47

  • LIBÂNEO, J.C. Democratização da Escola Pública - a pedagogia crítico-social dos conteúdos - Parte I

    48:56

  • LIBÂNEO, J.C. Democratização da Escola Pública - a pedagogia crítico-social dos conteúdos - Parte II

    33:39

  • LIBÂNEO, José Carlos. Didática

    25:15

  • MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias

    47:53

  • RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade

    37:47

  • ZABALA, Antoni. A prática educativa como ensinar

    51:08

4Legislação

  • Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Arts. 1° a 6°)

  • Lei 8.069/90 - Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade (Arts. 15 a 18-B)

    05:22

  • Lei 8.069/90 - Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer (Arts. 53 a 59)

    11:43

  • Lei 8.069/90 - Do Conselho Tutelar (Arts. 131 a 140)

    10:01

  • Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010 - Parte I

    31:22

  • Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010 - Parte II

    33:32

  • Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010 - Parte III

    33:17

  • Resolução nº 7, de 14 de Dezembro de 2010 - Parte I

    28:43

  • Resolução nº 7, de 14 de Dezembro de 2010 - Parte II

    31:55

  • Resolução nº 7, de 14 de Dezembro de 2010 - Parte III

    31:23

  • Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Arts. 1º a 20)

  • Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Arts. 21 a 36)

  • Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Arts. 36-A a 57)

  • Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Arts. 58 a 91)

5Conhecimentos Específicos

  • Aula 0 - Aula Inaugural

    ASSISTIR

  • Aula 01 - História da Educação

  • Aula 02A - BNCC - Introdução e Area de Linguagens

  • Aula 02B - BNCC - Educação Física

  • Aula 03 - Portas abertas para a Educação Física.

  • Aula 04 - Aulas de Educação Física do Início e fim do século XX

  • Aula 05 - BROTTO F.O. Jogos Cooperativos

  • Aula 06 - HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Educação Física aberta à experiência.

  • Aula 07 - MARCELLINO, N.C. Lazer e Educação Física

  • Aula 08 - STIGGER, M. P.; LOVISOLO, H. Esporte de rendimento e esporte na escola - Parte 1

  • Aula 08 - STIGGER, M. P.; LOVISOLO, H. Esporte de rendimento e esporte na escola - Parte 2

  • Aula 09 - PEREIRA, D. W.; ARMBRUST, I. Pedagogia da aventura: os esportes radicais, de aventura e de ação na escola.

  • Aula 10 - ALVES, M. L. T.; DUARTE, E. A. A participação dos alunos com síndrome de Down nas aulas de Educação Física Escolar: um estudo de caso.

  • Aula 11 - DALLA DÉA, V. P. B.; SILVA, A. Guia de Inclusão na Educação Física na escola comum.

  • Aula 12 - DEVIDE, F. P. Educação Física escolar como via de educação para a saúde - Parte 1

  • Aula 12 - DEVIDE, F. P. Educação Física escolar como via de educação para a saúde - Parte 2

  • Aula 13 - GIMENEZ, R.; FREITAS, A. Educação física inclusiva na Educação Básica: reflexões, propostas e ações.

  • Aula 14 - FLEGEL, M. Primeiros socorros no esporte - Parte 1

  • Aula 14 - FLEGEL, M. Primeiros socorros no esporte - Parte 2

  • Aula 15 - GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos.

  • Aula 16 - McARDLE, W.D.; KATCH, F.I.; KATCH, V.L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano.

  • Aula 17 - TANI, G.; CORREA, U. C. (org.). Aprendizagem motora e o ensino do esporte.

  • Aula 18 - CARMO, W. do. Motricidade Humana: aproximações filosóficas sobre a corporeidade.

  • Aula 19 - WEIMER e MOREIRA Violência e bullying manifestações e consequências nas aulas de Educação Física escolar.

  • Aula 20 - SCARPATO, M. Educação Física: como planejar as aulas na Educação Básica.

  • Aula 21 - SILVA, B. A. T.; MALDONADO, D. T.; OLIVEIRA, L. P. Manifestações Culturais Radicais nas aulas de Educação Física Escolar.

  • Aula 22 - CORSINO, L. N.; CONCEIÇÃO, W. L. Educação Física Escolar e relações Étnico Raciais: subsídios para a implementação das leis 10.639 e 11.645.

  • Aula 23 - LOURO, G. L. Currículo, gênero e sexualidade – O “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”.

  • Aula 24 - PERFEITO, R. S. A naturalização do bullying por parte do professor de educação física escolar: um estudo etnográfico.

  • Aula 25 - OLIVEIRA, R. C.; DAOLIO, J. Educação Física, cultura e escola: da diferença como desigualdade à alteridade como possibilidade.

vanderci isabel de assis

Roni Alexandre Aldaves

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade