Seletivo de Ribeirão Preto | PEB I (Conh. Pedagógicos) (On-line)

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  • 21 Alunos matriculados
  • 40 Horas de duração
  • 60 Aulas
  • 2 Módulos
  • de suporte
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Estude com quem aprova
Prof. Pimentel

O Curso Professor Pimentel oferece o curso pedagógico para o Cargo PEB I da Prefeitura de Ribeirão Preto.

Matérias: 
Bibliografia (Nathalia Suppino / Rosane Gontijo)
Legislação (Marina Caprio / Eduardo Rocha) 


SOBRE O ÚLTIMO CONCURSO
► Abrangência: Ribeirão Preto
► Cargo: Professor Educação Básica I (PEB I)
► Inscrições: 23 de Outubro até 11 de Novembro
► Taxa de inscrição: R$ 55,00
► Salário: R$ 18,04 hora/aula
► Data da prova: 15 de dezembro de 2019
► Órgão: Prefeitura de Ribeirão Preto
► Banca: VUNESP

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Você poderá participar desse curso até 6 meses após a matrícula.

Professores de PEB I (0 a 3 anos)
I - participar de elaboração do Projeto Pedagógico da unidade, integrando-se a este projeto e na conquista dos objetivos a que se propõe;
II - elaborar e cumprir plano de trabalho, bem como o registro atualizado do diário de classe que, sendo um dos documentos da Unidade Educacional, deverá permanecer na escola para o livre acesso de autoridades competentes;
III - ministrar aulas de acordo com o calendário escolar homologado e sua carga horária, com assiduidade e pontualidade; além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
IV - registrar sistematicamente a frequência dos alunos, notificando à Direção os casos de faltas consecutivas e frequência irregular;
V - zelar pela aprendizagem do aluno, refletindo continuamente sobre a prática pedagógica e estabelecendo estratégias adequadas para garantir o sucesso dos mesmos;
VI - cuidar dos alunos, devendo manter permanente estado de observação e atenção em relação aos cuidados físicos, emocionais, sociais e cognitivos; orientar sobre higiene pessoal; servir, alimentar e supervisionar as refeições; auxiliar na colocação de peças de vestuário e trocar fraldas.
VII - responsabilizar-se pela segurança dos alunos, disciplina e organização geral da classe;
VIII - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;
IX - responsabilizar-se pelos ambientes da Unidade de Ensino, bem como pelo uso e conservação do material pedagógico;
X - participar de reuniões, solenidades, congressos, eventos e atividades previstas no calendário escolar ou para as quais for convocado;
XI - promover a chamada de pais ou responsáveis, dar ciência de suas responsabilidades quanto ao acompanhamento do processo educativo;
XII - apresentar, semestralmente, o registro do processo de desenvolvimento dos alunos em documento a ser estabelecido pela Secretaria Municipal da Educação;
XIII - executar as tarefas delegadas pelo Diretor da Unidade Municipal de Educação, no âmbito de sua atuação;
XIV - entregar todo e qualquer documento solicitado pela equipe diretora, dentro do prazo estabelecido.

Profa. Rosane Gontijo dos Santos Gonçalves
"Formada em Letras e Pedagogia. Efetiva da Rede Estadual Paulista. Membro da Equipe Técnica da Rede Municipal de Ensino por 10 anos (2004 -2014). "


Formada em Letras e Pedagogia
Efetiva da Rede Estadual Paulista
Membro da Equipe Técnica da Rede Municipal de Ensino por 10 anos (2004 -2014).
30 anos de experiência em cursos preparatórios para concursos de professores.
Escola Professor Pimentel – desde 2014.


Prof. Pimentel
"Estude com quem aprova"

           

Profa. Nathália Suppino Ribeiro de Almeida
"Possui graduação em Direito pelo Instituto de Ensino Superior COC, graduação em Pedagogia pela Univ. Fed de São Carlos - UFSCar e Mestrado em Educação UFSCar."


Possui graduação em Direito pelo Instituto de Ensino Superior COC, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Mestrado em Educação também pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atualmente, compõe os quadros dos professores efetivos de educação básica da rede municipal de Ribeirão Preto-SP e é professora do curso preparatório para carreiras pedagógicas na Central de Cursos Professor Pimentel na cidade de Ribeirão preto-SP. Professora universitária do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Bebedouro - UNIFAFIBE. É discente do programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal de São Carlos e membro do Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas e Financiamento da Educação Básica (CAPES), coordenado pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva UFSCar/Ded.


Conteúdo Programático

  • 1. CF/88 - Seção I - Da Educação (Art. 204 a 214)
  • 2. Resolução CNE/CP nº 2/2017 - Parte I
  • 3. Resolução CNE/CP nº 2/2017 - Parte II
  • 4. Resolução n°5, De 17 de Dezembro de 2009.
  • 5. Parecer CNE/CEB n° 20/2009.
  • 6. Dos Direitos Fundamentais do Direito à Vida e à Saúde (Arts. 7 a 14)
  • 7. Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade (Arts. 15 a 18-B)
  • 8. Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária (Arts. 19 a 24)
  • 9. Direito à Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Arts. 53 a 59)
  • 10. Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho (Arts. 60 a 69)
  • 11. Do Conselho Tutelar (Arts. 131 a 140)
  • 12. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Arts. 1º ao 20)
  • 13. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Arts. 21 ao 35)
  • 14. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Arts. 36 ao 57)
  • 15. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Arts. 58 ao 77)
  • 16. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Arts. 78 ao 92)
  • 17. Resolução CNE/CP Nº 1, de 17 de Junho de 2004.
  • 18. Política Nacional de Educação Especial
  • 19. Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil. Vol I
  • 20. Caderno 1 - Currículo e Desenvolvimento Humano - Parte I
  • 21. Caderno 1 - Currículo e Desenvolvimento Humano - Parte II
  • 22. Caderno 1 - Currículo e Desenvolvimento Humano - Parte III
  • 23. Caderno 2 - Educandos e Educadores seus Direitos e o Currículo - Parte I
  • 24. Caderno 2 - Educandos e Educadores seus Direitos e o Currículo - Parte II
  • 25. Caderno 3 - Currículo, Conhecimento e Cultura - Parte I
  • 26. Caderno 3 - Currículo, Conhecimento e Cultura - Parte II
  • 27. Caderno 4 - Diversidade e Currículo
  • 28. Caderno 5 - Currículo e Avaliação
  • 1. BERNI, Regiane Ibanhez Gimenes. Mediação o conceito vygotskyano e suas implicações na prática pedagógica
  • 2. BROUGÈRE, Gilles Brinquedo e cultura
  • 3. DANIELS, H. Vygotsky e a Pedagogia.
  • 4. DE LA TAILLE, Yves, Oliveira, Marta Kohl & Dantas, Heloisa. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão | Parte I
  • 5. DE LA TAILLE, Yves, Oliveira, Marta Kohl & Dantas, Heloisa. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão | Parte II
  • 6. FERREIRA, Rosimeire Aparecida. Projeto didático e interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização.
  • 7. HOFFMANN, Jussara Maria. uma prática em construção da pré-escola à universidade.
  • 8. JOBIM e Souza, Solange. Infância e linguagem - Parte I
  • 9. JOBIM e Souza, Solange. Infância e linguagem - Parte II
  • 10. JOBIM e Souza, Solange. Infância e linguagem - Parte III
  • 11. JOBIM e Souza, Solange. Infância e linguagem - Parte IV
  • 12. JOBIM e Souza, Solange. Infância e linguagem - Parte V
  • 13. JOBIM e Souza, Solange. Infância e linguagem - Parte VI
  • 14. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de Aprendizagem escolar – Parte I
  • 15. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de Aprendizagem escolar – Parte II
  • 16. LURIA, A. P. Linguagem e desenvolvimento intelectual na criança.
  • 17. MELLO, Suely Amaral. Contribuições de Vigotski para a Educação Infantil.
  • 18. RIOS, Teresinha Azeredo. Ética e competência.
  • 19. VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico.
  • 20. BARBOSA, Maria Carmem. As especificidades da ação pedagógica com os bebês.
  • 21. KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). O brincar e suas teorias
  • 22. KISHIMOTO, Tizuko Morchida Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil
  • 23. LIMA, Mayumi Souza. A cidade e a criança.
  • 24. NÓVOA, Antônio Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente - Parte I
  • 25. NÓVOA, Antônio Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente - Parte II
  • 26. OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico.
  • 27. ROSSETTI-FERREIRA, M C, AMORIM, K S & VITÓRIA, T Emergência de novos significados durante o processo de adaptação de bebês
  • 28. ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde e MELLO, Ana Maria (orgs) Os Fazeres da Educação Infantil
  • 29. SILVA, Marco. Sala de aula interativa.
  • 30. VEIGA, I. P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola – uma construção possível - Parte I
  • 31. VEIGA, I. P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola – uma construção possível - Parte II
  • 32. WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola
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