Você quer tirar nota máxima na próxima prova de PEB?



Super PEB Pedagógico

  • 31 Alunos matriculados
  • 175 Horas de duração
  • 479 Aulas
  • 15 Módulos
  • 18 Meses de suporte
Parcele em 12x R$ 68,30 (ou R$ 649,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Estude com quem aprova
Prof. Pimentel

Prepare-se para passar no concurso do PEB e garantir uma carreira sólida e segura como professor! 


     
  Aproveite agora esta oportunidade da escola que mais aprova para concursos e processos seletivos do PEB e conquiste a sua tão sonhada vaga.
     
  Garanta já a sua vaga e já tenha acesso a todo o conteúdo agora para começar seus estudos.
 


- Método diferenciado com mais de 10 mil aprovados em concursos

- Garantia ilimitada de 15 dias

- Acesso imediato

- Acesso a todos os cursos PEB durante o período da assinatura

- Banco de questões das bancas dos concursos

- Atualização constante do conteúdo

- Dicas quentes com os assuntos mais cobrados no concurso

- Suporte on-line para tirar suas dúvidas


Os primeiros lugares são alunos do Prof. Pimentel

Você não está sozinho - Vai ter acesso a um plano de estudos que te mostra um passo a passo para seguir e fazer o que necessita fazer para passar no concurso com um relatório para acompanhar a o seu desenvolvimento para saber exatamente onde você precisa melhorar.

Vai aprender como fazer as questões - Terá um sistema de questões comentadas em vídeos onde vai entender a resposta certa de cada questão e o porquê das demais estarem erradas.

Vai estudar com mais inteligência - com dicas especiais dos conteúdos que são mais cobrados nos concursos.

Vai poder aproveitar o seu tempo da melhor forma - Todo o conteúdo foi construído em aulas curtas de até 20 minutos para você aproveitar qualquer tempo disponível. Você pode assistir as aulas online quantas vezes você quiser, nos horários que forem mais cômodos para você e onde você quiser. Pois nosso conteúdo está disponível em vídeos e materiais eletrônicos, 24 horas por dia e em todas as plataformas (Celular, Computador, Tablet e Smart TV).

Vai testar e evoluir seus conhecimentos - com orientações e simulados que vão simular as condições reais de prova para você perceber exatamente como é a dinâmica da prova do concurso, se preparar e se preparar para o dia.

Vai contar com os melhores professores - com grande experiência em concursos para te darem o direcionamento correto para você chegar à aprovação.

1º Lugar no Concurso PEB
Aprovada em 5 Concursos PEB


GARANTA JÁ OS 6 MESES GRATUITOS E JÁ TENHA ACESSO A TODO O CONTEÚDO AGORA PARA COMEÇAR OS SEUS ESTUDOS

18 Meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 18 Meses após a matrícula.

Para todos os professores que desejam aprimorar seu conhecimento.

Prof. Hélio Pimentel
"Especialista em Matemática, Raciocínio lógico e conhecimentos bancários. Concursado e aposentado pelo Banco do Brasil. Empresário"

       

Empresário no ramo de ensino, trabalha com preparação para concursos públicos desde 1969 na cidade de Catanduva - SP. No ano de 1980 chegou a Ribeirão Preto e fundou a Central de Cursos Professor Pimentel.
Concursado e aposentado pelo Banco do Brasil.
Sua paixão pelo ensino é grandiosa, sendo formado em Matemática, porém docente de diversas matérias de exatas e conhecimentos bancários.


Profa. Patrícia Miotto
"Servidora Pública há 17 anos. Especialista em Língua Portuguesa e Redação. Ministra aulas para concursos públicos há 18 anos na Escola Prof Pimentel."


Profa. Rosane Gontijo dos Santos Gonçalves
"Formada em Letras e Pedagogia. Efetiva da Rede Estadual Paulista. Membro da Equipe Técnica da Rede Municipal de Ensino por 10 anos (2004 -2014). "


Formada em Letras e Pedagogia
Efetiva da Rede Estadual Paulista
Membro da Equipe Técnica da Rede Municipal de Ensino por 10 anos (2004 -2014).
30 anos de experiência em cursos preparatórios para concursos de professores.
Escola Professor Pimentel – desde 2014.


Prof. Pimentel
"Estude com quem aprova"

           

Profa. Nathália Suppino Ribeiro de Almeida
"Possui graduação em Direito pelo Instituto de Ensino Superior COC, graduação em Pedagogia pela Univ. Fed de São Carlos - UFSCar e Mestrado em Educação UFSCar."


Possui graduação em Direito pelo Instituto de Ensino Superior COC, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Mestrado em Educação também pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atualmente, compõe os quadros dos professores efetivos de educação básica da rede municipal de Ribeirão Preto-SP e é professora do curso preparatório para carreiras pedagógicas na Central de Cursos Professor Pimentel na cidade de Ribeirão preto-SP. Professora universitária do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Bebedouro - UNIFAFIBE. É discente do programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal de São Carlos e membro do Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas e Financiamento da Educação Básica (CAPES), coordenado pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva UFSCar/Ded.


Profa. Marina C.
"Graduada em Pedagogia pela UNESP, Mestre em Filosofia pela UNESP e Doutora na área de Psicologia no departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP - USP"


Graduada em Pedagogia (Habilitação em Administração Escolar) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000 - UNESP/Campus de Araraquara) e Mestre em Filosofia (na área de concentração em Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002 - UNESP/Campus de Marília) e Doutora na área de Psicologia no departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP - USP (2007 - Campus de Ribeirão Preto). Atuou como coordenadora pedagógica junto a pró-reitoria de educação a distância do Centro Universitário UNISEB (2009-2014). Foi coordenadora dos cursos de pedagogia presencial e a distância. Atualmente é docente, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no campus de Sertãozinho, atuando na formação de professores em cursos de Licenciatura e Formação Docente para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, filosofia da educação,prática pedagógica, formação docente, gestão do ensino superior, políticas públicas.


Prof. José Eduardo Fernandes Rocha
"Advogado. Especialista em Direito Público (D. Constitucional, Penal e Administrativo), ministrando aulas para concursos públicos há 10 anos no Prof. Pimentel"


Especialista em Direito Público (D. Constitucional, Penal e Administrativo), ministrando aulas para concursos públicos há  10 anos na Central de Cursos Prof. Pimentel


Conteúdo Programático

  • 1. Sobre a Gramatica
  • 2. Sinônimos, Antônimos, Polissemia, Homônimos e Parônimos
  • 3. Fonemas, Encontros Vocálicos, Encontros Consonantais, Dígrafos e Sílaba
  • 4. Acentuação Gráfica
  • 5. Ortografia
  • 6. Nova Ortografia
  • 7. Estrutura e Formação de Palavras
  • 8. Artigo, Advérbio, Conjunção, Interjeição, Numeral, Preposição
  • 9. Substantivo
  • 10. Adjetivo
  • 11. Pronome
  • 12. Verbo
  • 13. Termos Essenciais da Oração: Sujeito e Predicado
  • 14. Termos Integrantes da Oração: Complementos verbais e Complemento nominal e Agente da Passiva
  • 15. Termos Acessórios da Oração: Adjunto adverbial, Adjunto nominal, Aposto e Vocativo
  • 16. Período Composto - Coordenação
  • 17. Período Composto - Subordinação
  • 18. Orações Reduzidas
  • 19. Concordância Verbal
  • 20. Concordância Nominal
  • 21. Regência Verbal
  • 22. Regência Nominal
  • 23. Colocação Pronominal
  • 24. Sinal Indicativo de Crase
  • 25. Sinais de Pontuação
  • 1. Conceitos Importantes
  • 2. Compreender ou Interpretar
  • 3. Linguagem, língua, fala e Níveis da Linguagem
  • 4. Atos de Comunicação e Funções da Linguagem
  • 5. Coesão e Coerência
  • 6. Tipologia e Gênero Textuais
  • 7. Tipos de Discurso
  • 8. Estrutura Textual
  • 9. Figuras de Linguagem
  • 1. Introdução
  • 2. Tipologia Textual - Parte I
  • 3. Tipologia Textual - Parte II
  • 4. Alguns Conceitos Importantes
  • 5. Coesão e Coerência
  • 6. Os parágrafos da Dissertação
  • 7. As Técnicas Redacionais
  • 8. Exemplos de Estruturação do Texto Dissertativo
  • 9. Parte I - Alguns Temas Redacionais
  • 10. Resumindo e Descomplicando
  • 11. Atividades
  • 12. Processo de Elaboração de uma Redação
  • 13. Parte II - Alguns Temas Redacionais - Parte I
  • 14. Parte II - Alguns Temas Redacionais - Parte II
  • 15. Devendando os Critérios de Correção - Redação Banca Vunesp
  • 16. Dúvidas Recorrentes
  • 17. Considerações Finais
  • 1. Números Decimais - Conceitos Básicos
  • 2. Números Decimais - Operações Fundamentais - Soma
  • 3. Números Decimais - Operações Fundamentais - Subtração
  • 4. Números Decimais - Operações Fundamentais - Multiplicação
  • 5. Números Decimais - Divisão
  • 6. Números Decimais - Divisão Passo a Passo
  • 7. Números não Decimais - Problemas Envolvendo Tempo - Parte I
  • 8. Números não Decimais - Problemas Envolvendo Tempo - Parte II
  • 9. Números não Decimais - Operações Básicas - Parte I
  • 10. Números não Decimais - Operações Básicas - Parte II
  • 11. Números não Decimais - Exercícios de Fixação - Parte I
  • 12. Números não Decimais - Exercícios de Fixação - Parte II
  • 13. Números não Decimais - Exercícios de Fixação - Parte III
  • 14. Médias - Média Aritmética
  • 15. Médias - Média Ponderada
  • 16. Médias - Média Geométrica
  • 17. Médias - Média Harmônica
  • 18. Múltiplos e Divisores - Introdução - Parte I
  • 19. Múltiplos e Divisores - Introdução - Parte II
  • 20. Múltiplos e Divisores - Introdução - Parte III
  • 21. Múltiplos e Divisores - Máximo Divisor Comun - Parte I
  • 22. Múltiplos e Divisores - Máximo Divisor Comum - Parte II
  • 23. Múltiplos e Divisores - Problema dos Pontos Internos
  • 24. Múltiplos e Divisores - Múltiplos e MMC - Parte I
  • 25. Múltiplos e Divisores - Múltiplos e MMC - Parte II
  • 26. Frações - Números Racionais
  • 27. Frações - Dizimas Periódicas
  • 28. Frações - Operações com Frações
  • 29. Frações - Dicas para Resolução
  • 30. Regra de Três - Introdução
  • 31. Regra de Três - Composta
  • 32. Regra de Três - Torneiras - Parte I
  • 33. Regra de Três - Torneiras - Parte II
  • 34. Razão - Introdução
  • 35. Proporção - Diretamente Proporcional - Parte I
  • 36. Proporção - Diretamente Proporcional - Parte II
  • 37. Proporção - Diretamente Proporcional - Parte III
  • 38. Proporção - Inversamente Proporcional
  • 39. Proporção - Divisão por Duas Séries
  • 40. Proporção - Regra de Sociedade
  • 41. Proporção - Unificando Séries Distintas
  • 42. Geometria - Introdução - Parte I
  • 43. Geometria - Introdução - Parte II
  • 44. Geometria - Conceitos Geométricas
  • 45. Geometria - Os triângulos - Parte I
  • 46. Geometria - Os triângulos - Parte II
  • 47. Geometria - Principais Figuras - Parte I
  • 48. Geometria - Principais Figuras - Parte II
  • 49. Porcentagem - Introdução - Parte I
  • 50. Porcentagem - Introdução - Parte II
  • 51. Porcentagem - Operações de Compra e Venda - Parte I
  • 52. Porcentagem - Operações de Compra e Venda - Parte II
  • 53. Porcentagem - Operações de Compra e Venda - Parte III
  • 54. Porcentagem - Aumento e Descontos Sucessivos - Parte I
  • 55. Porcentagem - Aumento e Descontos Sucessivos - Parte II
  • 56. Juros Simples - Introdução - Parte I
  • 57. Juros Simples - Introdução - Parte II
  • 58. Juros Simples - Introdução - Parte III
  • 59. Juros Simples - Montante - Parte I
  • 60. Juros Simples - Montante - Parte II
  • 61. Juros Simples - Taxa e Tempo Médio
  • 62. Álgebra - Equações - Parte I
  • 63. Álgebra - Equações - Parte II
  • 64. Álgebra - Equações - Parte III
  • 65. Álgebra - Sistemas de Equações - Parte I
  • 66. Álgebra - Sistemas de Equações - Parte II
  • 67. Álgebra - Sistemas de Equações - Parte III
  • 1. Material em PDF
  • 2. AGUIAR, Márcia Ângela da Silva [et. al.]. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social.
  • 3. ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva - Parte I
  • 4. ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva - Parte II
  • 5. ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva - Parte III
  • 6. ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva - Parte IV
  • 7. ALMEIDA, Geraldo Peçanha. Teoria e prática em psicomotricidade
  • 8. ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar
  • 9. ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos
  • 10. ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula
  • 11. AQUINO, Julio Groppa (Org). Indisciplina alternativas teóricas e práticas.
  • 12. ARAÚJO, Elaine Sampaio. Princípios e práticas da perspectiva histórico-cultural para o ensino de matemática na infância.
  • 13. ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola.
  • 14. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 1: Garcia, Ferran Candela. O currículo na educação Infantil
  • 15. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 2: Gloria Medrado Mir. A criança e seu crescimento: aspectos motores, intelectuais, afetivos e sociais - Parte I
  • 16. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 2: Gloria Medrado Mir. A criança e seu crescimento: aspectos motores, intelectuais, afetivos e sociais - Parte II
  • 17. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 2: Gloria Medrado Mir. A criança e seu crescimento: aspectos motores, intelectuais, afetivos e sociais - Parte III
  • 18. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 2: Gloria Medrado Mir. A criança e seu crescimento: aspectos motores, intelectuais, afetivos e sociais - Parte IV
  • 19. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 3: Marta Carranza Gil Dolz. Como é o meu corpo?
  • 20. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 4: Antonia Fernández Gutiérrez. Os hábitos na educação durante os seis primeiros anos de vida
  • 21. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 5: Rosa Tarradellas Piferrer. Descoberta do ambiente natural e sociocultural - Parte I
  • 22. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 5: Rosa Tarradellas Piferrer. Descoberta do ambiente natural e sociocultural - Parte II
  • 23. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 6: Teresa Lleixà Arribas. Motricidade e expressão corporal
  • 24. AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos - relações de gênero na escola
  • 25. BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e cultura visuais
  • 26. BARBOSA, Maria Carmem. As especificidades da ação pedagógica com os bebês.
  • 27. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil
  • 28. BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil
  • 29. BERNI, Regiane Ibanhez Gimenes. Mediação o conceito vygotskyano e suas implicações na prática pedagógica
  • 30. BRITO. Teca Alencar de. Música na Educação Infantil.
  • 31. BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura.
  • 32. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura.
  • 33. CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família - Parte I
  • 34. CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família - Parte II
  • 35. CHAUÍ, Marilena. Introdução à História da Filosofia - Parte I
  • 36. CHAUÍ, Marilena. Introdução à História da Filosofia - Parte II
  • 37. COLELLO GASPARIAN M, Silvia. A Escola que não ensina escrever
  • 38. COLL, César. O construtivismo na sala de aula - Parte I
  • 39. COLL, César. O construtivismo na sala de aula - Parte II
  • 40. CONTRERAS, José. A autonomia de professores - Parte I
  • 41. CONTRERAS, José. A autonomia de professores - Parte II
  • 42. CONTRERAS, José. A autonomia de professores - Parte III
  • 43. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 7: Celia Romea Castro. Lígua oral e escrita na educação Infantil
  • 44. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 8: Pilar Sanz Iranzo. A linguagem plástica
  • 45. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 9: Maria Mercè Cardoner Jacas. Expressão musical
  • 46. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 10: Maria Rosa Mira Castera. Introdução à linguagem matemática
  • 47. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 11: Montserrat Antón, Isabel Ferrer Serrahima e Carles Llombart Elias. Crianças com necessidades educativas Especiais
  • 48. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 12: Maria Antonia Pujol Maura. Organização e estratégias educativas
  • 49. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 13: Mercè Cayuso Rovira e J. Manuel Llop Giner. Meios e recursos na escola
  • 50. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 14: Maria Antonia Riera Jaume. O ambiente e a distribuição de espaços
  • 51. ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: Capítulo 15: Mercè Cayuso Rovira e Otilia Delfis Peix. A observação e a avaliação na escola Infantil
  • 1. Material em PDF
  • 2. DANIELS, H. Vygotsky e a Pedagogia.
  • 3. DE LA TAILLE, Yves, Oliveira, Marta Kohl & Dantas, Heloisa. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão - Parte I
  • 4. DE LA TAILLE, Yves, Oliveira, Marta Kohl & Dantas, Heloisa. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão - Parte II
  • 5. DELIZOICOV. Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de Ciências - Parte I
  • 6. DELIZOICOV. Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de Ciências - Parte II
  • 7. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir - Parte I
  • 8. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir - Parte II
  • 9. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir - Parte III
  • 10. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir - Parte IV
  • 11. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir - Parte V
  • 12. DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa.
  • 13. DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local.
  • 14. EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George.As cem linguagens da criança - Parte I
  • 15. EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George.As cem linguagens da criança - Parte II
  • 16. FERNANDES, Domingues Avaliar para aprender fundamentos, práticas e políticas
  • 17. FERREIRA, Gláucia de Melo (org.). Palavra de professor(a): tateios e reflexões na prática Freinet
  • 18. FERREIRA, Maria Clotilde Rossetti (org.). Os fazeres na educação infantil.
  • 19. FERREIRA, Rosimeire Aparecida Moreira Peraro; LEAL, Telma Ferraz. Projeto didático e interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização.
  • 20. FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita - Parte I
  • 21. FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita - Parte II
  • 22. FERREIRO, Emília. Com todas as letras - Parte I
  • 23. FERREIRO, Emília. Com todas as letras - Parte II
  • 24. FERREIRO, Emília. Com todas as letras - Parte III
  • 25. FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo
  • 26. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização - Parte I
  • 27. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização - Parte II
  • 28. FONSECA, Lúcia Lima da.O universo na sala de aula: uma experiência em pedagogia de projetos.
  • 29. FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem.
  • 30. FONSECA, Vítor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores.
  • 31. FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula
  • 32. FORMOSINHO, Julia Oliveira. Pedagogia da infância dialogando com o passado construindo o futuro.
  • 33. FREIRE, Madalena et alii Avaliação e Planejamento a prática educativa em questão
  • 34. FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam
  • 35. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Parte I
  • 36. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Parte II
  • 37. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Parte III
  • 1. Material em PDF
  • 2. GALLO, Solange Leda. Novas fronteiras para a autoria
  • 3. GALVÃO, Izabel. Expressividade e emoções segundo a perspectiva de Wallon
  • 4. GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Transversalidade e Interdisciplinaridade.
  • 5. GARDNER, Howard Inteligências múltiplas a teoria na prática
  • 6. GOBBI, Márcia Múltiplas linguagens de meninos, meninas no cotidiano da Educação Infantil
  • 7. HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento
  • 8. HOFFMANN, Jussara Maria Lerck. Avaliação na pré-escola um olhar sensível e reflexivo sobre a criança.
  • 9. HOFFMANN, Jussara Maria. Uma Prática em Construção da Pré-Escola à Universidade
  • 10. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover as setas do caminho
  • 11. JOBIM e SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin - Parte I
  • 12. JOBIM e SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin - Parte II
  • 13. JOBIM e SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin - Parte III
  • 14. JOBIM e SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin - Parte IV
  • 15. JOBIM e SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin - Parte V
  • 16. JOBIM e SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin - Parte VI
  • 17. JÓFOLI, Zélia. A construção do conhecimento papel do educador, do educando e da sociedade - Parte I
  • 18. JÓFOLI, Zélia. A construção do conhecimento papel do educador, do educando e da sociedade - Parte II
  • 19. KAMII, Constance. A criança e o número
  • 20. KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). O brincar e suas teorias.
  • 21. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil.
  • 22. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação
  • 23. KLEIMAN, Angela & Signorini, Inês. O ensino e a formação do professor - Parte I
  • 24. KLEIMAN, Angela & Signorini, Inês. O ensino e a formação do professor - Parte II
  • 25. KRAMER, S As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil educação infantil e ou fundamental - Parte I
  • 26. KRAMER, S As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil educação infantil e ou fundamental - Parte II
  • 27. KRAMER, Sonia (org) Com a pré-escola nas mãos uma alternativa curricular para a educação infantil - Parte I
  • 28. KRAMER, Sonia (org) Com a pré-escola nas mãos uma alternativa curricular para a educação infantil - Parte II
  • 29. KRAMER, Sonia. Por entre as pedras arma e sonho na escola
  • 30. GOMES, Anangélica Moraes. A criança em desenvolvimento – Cérebro, cognição e comportamento
  • 1. Material em PDF
  • 2. LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora a psicomotricidade na idade escolar
  • 3. LERNER, Delia. A matemática na escola - aqui e agora - Parte I
  • 4. LERNER, Delia. A matemática na escola - aqui e agora - Parte II
  • 5. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário - Parte I
  • 6. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário - Parte II
  • 7. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário - Parte III
  • 8. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário - Parte IV
  • 9. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário - Parte V
  • 10. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar políticas, estrutura e organização.
  • 11. LIBÂNEO, J.C. Democratização da Escola Pública - a pedagogia crítico-social dos conteúdos - Parte I
  • 12. LIBÂNEO, J.C. Democratização da Escola Pública - a pedagogia crítico-social dos conteúdos - Parte II
  • 13. LIBÂNEO, José Carlos. Didática
  • 14. LIMA, Mayumi Souza. A cidade e a criança.
  • 15. LUCKESI, Cipriano Carlos - Avaliação de Aprendizagem escolar - Parte I
  • 16. LUCKESI, Cipriano Carlos - Avaliação de Aprendizagem escolar - Parte II
  • 17. LURIA, A. P. Linguagem e desenvolvimento intelectual na criança.
  • 18. MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? - Parte I
  • 19. MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? - Parte II
  • 20. MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? - Parte III
  • 21. MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? - Parte IV
  • 22. MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? - Parte V
  • 23. MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? - Parte VI
  • 24. MACHADO, Rosângela. Educação Especial na Escola Inclusiva: Políticas, Paradigmas e Práticas.
  • 25. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças.
  • 26. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Arantes, Valéria Amorin (ORG). Inclusão Escolar pontos e contrapontos.
  • 27. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar o que é por quê como fazer - Parte I
  • 28. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar o que é por quê como fazer - Parte II
  • 29. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar o que é por quê como fazer - Parte III
  • 30. MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte
  • 31. MELLO, Suely Amaral. Contribuições de Vigotski para a Educação Infantil.
  • 32. MEREDIEU, Florence de. O desenho infantil
  • 33. MEUR, A. de. Psicomotricidade Educação e Reeducação
  • 34. MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias
  • 35. MORAN, José. A aprendizagem de ser educador
  • 36. MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do Futuro – Parte I
  • 37. MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do Futuro – Parte II
  • 38. MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora.
  • 39. MOYLES, Jane R. Só Brincar O papel do brincar na educação infantil. - Parte I
  • 40. MOYLES, Jane R. Só Brincar O papel do brincar na educação infantil. - Parte II
  • 41. MOYLES, Jane R. Só Brincar O papel do brincar na educação infantil. - Parte III
  • 42. MURILLO, M.M.; TEIXIDÓ, MM. Escrever e ler como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e ler
  • 43. LIMA, Elvira de Souza Indagações sobre currículo currículo e desenvolvimento humano
  • 44. MICARELLO, Hilda. Avaliação e transições na educação infantil
  • 1. Material em PDF
  • 2. NÓVOA, Antônio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente - Parte I
  • 3. NÓVOA, Antônio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente - Parte II
  • 4. OLIVEIRA, Betty Antunes de. Fundamentos filosóficos marxistas da obra vigotskiana: a questão da categoria da atividade e algumas implicações para o trabalho educativo.
  • 5. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem.
  • 6. OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico
  • 7. OLIVEIRA, Zilma Ramos de e outros. O trabalho do professor na educação infantil.
  • 8. OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil fundamentos e métodos - Parte I
  • 9. OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil fundamentos e métodos - Parte II
  • 10. OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil fundamentos e métodos - Parte III
  • 11. PANIZZA, Mabel e Colaboradores. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas
  • 12. PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública - Parte I
  • 13. PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública - Parte II
  • 14. PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino a contribuição dos pais.
  • 15. PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar – Parte I
  • 16. PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar – Parte II
  • 17. PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia de História e Geografia - Parte I
  • 18. PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia de História e Geografia - Parte II
  • 19. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar - Parte I
  • 20. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar - Parte II
  • 21. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar - Parte III
  • 22. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar - Parte IV
  • 23. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar - Parte V
  • 24. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competencias para ensinar - Parte VI
  • 25. PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem.
  • 26. PIAGET. A formação do símbolo na criança imitação, jogos, sonho e representação - Parte I
  • 27. PIAGET. A formação do símbolo na criança imitação, jogos, sonho e representação - Parte II
  • 28. PIAGET. A formação do símbolo na criança imitação, jogos, sonho e representação - Parte III
  • 29. PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau.
  • 30. PORTILHO, Evelise. Como se aprende Estratégias, estilos e metacognição.
  • 31. QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação.
  • 1. Material em PDF
  • 2. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? - Parte I
  • 3. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? - Parte II
  • 4. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? - Parte III
  • 5. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? - Parte IV
  • 6. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? - Parte V
  • 7. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? - Parte VI
  • 8. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? - Parte VII
  • 9. REGO, Teresa Cristina. Brincar é coisa séria
  • 10. RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico.
  • 11. RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade
  • 12. RIOS, Teresinha Azeredo. Ética e competência
  • 13. ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. - Parte I
  • 14. ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. - Parte II
  • 15. ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. - Parte III
  • 16. ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde e MELLO, Ana Maria (orgs.). Os Fazeres da Educação Infantil.
  • 17. ROSSETTI-FERREIRA, M. C., AMORIM, K. S. & VITÓRIA, T. Emergência de novos significados durante o processo de adaptação de bebês à creche.
  • 18. SASSAKI, R. K. Inclusão construindo uma sociedade para todos - Parte I
  • 19. SASSAKI, R. K. Inclusão construindo uma sociedade para todos - Parte II
  • 20. SASSAKI, R. K. Inclusão construindo uma sociedade para todos - Parte III
  • 21. SASSAKI, R. K. Inclusão construindo uma sociedade para todos - Parte IV
  • 22. SASSAKI, R. K. Inclusão construindo uma sociedade para todos - Parte V
  • 23. SASSAKI, R. K. Inclusão construindo uma sociedade para todos - Parte VI
  • 24. SASSAKI, R. K. Inclusão construindo uma sociedade para todos - Parte VII
  • 25. SASSAKI, R. K. Inclusão construindo uma sociedade para todos - Parte VIII
  • 26. SAVIANI, Demerval. Educação do senso comum à consciência filosófica.
  • 27. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia - Parte I
  • 28. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia - Parte II
  • 29. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia - Parte III
  • 30. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia - Parte IV
  • 31. SILVA, Marco. Sala de aula interativa.
  • 32. SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo.
  • 33. SILVA. Ana Beatriz Barbosa. Bullying mentes perigosas na escola - Parte I
  • 34. SILVA. Ana Beatriz Barbosa. Bullying mentes perigosas na escola - Parte II
  • 35. SMOLE, K.S. e Diniz, M.I. (orgs.) Ler, escrever e resolver problemas habilidades básicas
  • 36. SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil
  • 37. SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Resolução de problemas: matemática de 0 a 6.
  • 38. SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura
  • 1. Material em PDF
  • 2. TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz (org.). Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita.
  • 3. TFOUNI, Leda Verdiani; MONTE-SERRAT, Dionéia Motta; MARTHA, Diana Junkes Bueno. A abordagem histórica do letramento: ecos da memória na atualidade.
  • 4. TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização
  • 5. VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico.
  • 6. VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula - Parte I
  • 7. VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula - Parte II
  • 8. VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula - Parte III
  • 9. VEIGA, I. P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola – uma construção possível - Parte I
  • 10. VEIGA, I. P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola – uma construção possível - Parte II
  • 11. VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista.
  • 12. VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem.
  • 13. WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola.
  • 14. WALLON, Henri. Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil - Parte I
  • 15. WALLON, Henri. Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil - Parte II
  • 16. WEIZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem.
  • 17. ZABALA, Antoni. A prática educativa como ensinar
  • 18. ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil
  • 19. ZAGURY, Tânia. Escola sem conflito parceria com os pais - Parte I
  • 20. ZAGURY, Tânia. Escola sem conflito parceria com os pais - Parte II
  • 21. ZAGURY, Tânia. Escola sem conflito parceria com os pais - Parte III
  • 22. ZAGURY, Tânia. Escola sem conflito parceria com os pais - Parte IV
  • 1. Material de Apoio
  • 2. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade.
  • 3. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos.
  • 4. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010 - Parte I
  • 5. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010 - Parte II
  • 6. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010 - Parte III
  • 7. Resolução nº 7, de 14 de Dezembro de 2010 - Parte I
  • 8. Resolução nº 7, de 14 de Dezembro de 2010 - Parte II
  • 9. Resolução nº 7, de 14 de Dezembro de 2010 - Parte III
  • 10. Resolução nº 4, de 2 de Outubro de 2009
  • 11. Resolução CNE/CEB nº 5/09. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • 12. Parecer 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil
  • 13. Resolução CNECP Nº 1, de 17 de Junho de 2004.
  • 14. Resolução CNECEB Nº 1, de 5 De Julho de 2000
  • 15. Resolução CNECEB Nº 3, de 15 de Junho de 2010
  • 16. Resolução CEB n°2, De 7 de Abril de 1998
  • 17. Resolução CEB n°1, De 7 de Abril de 1999
  • 18. Parecer CEB n°4, De 16 de Fevereiro de 2000
  • 19. Resolução CNE/CEB n°2, de 11 de Setembro 2001
  • 20. Resolução n° 6, de 20 de Outubro de 2010
  • 21. Resolução CNECP nº 22017 - Parte I
  • 22. Resolução CNECP nº 22017 - Parte II
  • 23. Parecer CNE/CEB nº 11/2000 - Parte I
  • 24. Parecer CNE/CEB nº 11/2000 - Parte II
  • 25. Reexame do Parecer CNE/CEB nº 23/2008 - Parte I
  • 26. Reexame do Parecer CNE/CEB nº 23/2008 - Parte II
  • 1. Material de Apoio
  • 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Art. 1ª ao 20)
  • 3. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Art. 21 ao 35)
  • 4. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Arts. 36 ao 57)
  • 5. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Arts. 58 ao 77)
  • 6. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Arts. 78 ao 92)
  • 7. CF/88 - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 5°) – Parte I
  • 8. CF/88 - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 5°) – Parte II
  • 9. CF/88 - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 5°) – Parte III
  • 10. CF/88 - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 5°) – Parte IV
  • 11. CF88 - Seção I - Da Educação (Art. 204 a 214)
  • 12. CF88 - Das Disposições Constitucionais (Art. 60)
  • 13. Lei n° 13.005, de 25 Junho de 2014
  • 14. Lei n° 13.005, Metas e Estratégia 1 ao 10 - Parte I
  • 15. Lei n° 13.005, Metas e Estratégia 1 ao 10 - Parte II
  • 16. Lei n° 13.005, Metas e Estratégia 1 ao 10 - Parte III
  • 17. Lei n° 13.005, Metas e Estratégia 11 ao 20 - Parte I
  • 18. Lei n° 13.005, Metas e Estratégia 11 ao 20 - Parte II
  • 19. Lei n° 10.436, De 24 Abril De 2002
  • 20. Decreto n° 6.094, De 24 De Abril De 2007
  • 21. Lei Nº 11.494, De 20 De Junho De 2007.
  • 22. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • 23. Decreto nº 7.611, de 17 de Novembro de 2011.
  • 24. O Plano de Desenvolvimento da Educação - razões, princípios e programas.
  • 1. Material de Apoio
  • 2. Lei 8.069/90 - Das Disposições Preliminares (Arts. 1° a 6°)
  • 3. Lei 8.069/90 - Dos Direitos Fundamentais Do Direito à Vida e à Saúde (Arts. 7 a 14)
  • 4. Lei 8.069/90 - Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade (Arts. 15 a 18-B)
  • 5. Lei 8.069/90 - Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária (Arts. 19 a 24)
  • 6. Lei 8.069/90 - Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer (Arts. 53 a 59)
  • 7. Lei 8.069/90 - Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho (Arts. 60 a 69)
  • 8. Lei 8.069/90 - Da Prevenção (Arts. 70 a 73)
  • 9. Lei 8.069/90 - Da Autorização para Viajar (Arts. 83 a 85)
  • 10. Lei 8.069/90 - Do Conselho Tutelar (Arts. 131 a 140)
  • 11. Lei 8.069/90 - Da Justiça da Infância e da Juventude (Arts. 146 e 147)
  • 12. Lei 8.069/90 - Da Apuração de Ato Infracional Atribuído a Adolescente (Arts. 171 a 178)
  • 13. Lei 8.069/90 - Dos Crimes e Das Infrações Administrativas (Arts. 225 a 244-B)
  • 14. Base Nacional Comum Curricular - Parte I
  • 15. Base Nacional Comum Curricular - Parte II
  • 16. Base Nacional Comum Curricular - Parte III
  • 17. Referencial curricular nacional para a educação infantil - Volume 1 - Parte I
  • 18. Referencial curricular nacional para a educação infantil - Volume 1 - Parte II
  • 19. Referencial curricular nacional para a educação infantil - Volume 1 - Parte III
  • 20. Referencial curricular nacional para a educação infantil - Volume 2 - Parte I
  • 21. Referencial curricular nacional para a educação infantil - Volume 2 - Parte II
  • 22. Referencial curricular nacional para a educação infantil - Volume 2 - Parte III
  • 23. Referencial curricular nacional para a educação infantil - Volume 3
  • 24. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Parte I
  • 25. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Parte II
  • 26. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Parte III
  • 1. Material de Apoio
  • 2. Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução - Parte I
  • 3. Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução - Parte II
  • 4. Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução - Parte III
  • 5. Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries – Português – Parte I
  • 6. Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries – Português – Parte II
  • 7. Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries – Português – Parte III
  • 8. Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries – Português – Parte IV
  • 9. Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática - Parte I
  • 10. Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática - Parte II
  • 11. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências Naturais
  • 12. Parâmetros Curriculares Nacionais - História e Geografia
  • 13. PCN - Arte - Parte I
  • 14. PCN - Arte - Parte II
  • 15. PCN - Educação Física - Parte I
  • 16. PCN - Educação Física - Parte II
  • 17. Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries - Vol. 8 a 10
  • 18. Caderno 1 - Currículo e Desenvolvimento Humano - Parte I
  • 19. Caderno 1 - Currículo e Desenvolvimento Humano - Parte II
  • 20. Caderno 1 - Currículo e Desenvolvimento Humano - Parte III
  • 21. Caderno 2 - Educandos e Educadores seus Direitos e o Currículo - Parte I
  • 22. Caderno 2 - Educandos e Educadores seus Direitos e o Currículo - Parte II
  • 23. Caderno 3 - Currículo, Conhecimento e Cultura - Parte I
  • 24. Caderno 3 - Currículo, Conhecimento e Cultura - Parte II
  • 25. Caderno 4 - Diversidade e Currículo
  • 26. Caderno 5 - Currículo e Avaliação
  • 27. Marco da Ação de Belém
  • 28. Recomendação Sobre Aprendizagem
  • 29. Declaração de Incheon
  • 30. Doc. Compl. Terceiro relatório global sobre apredizagem e educação de adultos – Parte I
  • 31. Doc. Compl. Terceiro relatório global sobre apredizagem e educação de adultos – Parte II
  • 32. Doc. Compl. Terceiro relatório global sobre apredizagem e educação de adultos – Parte III
Voltar ao topo